quinta-feira, 8 de abril de 2010

Homologação e Certificação de Software

Homologação de software (automação comercial):

É um processo obrigatório para todas aplicação que serão usadas para venda no varejo em geral. A homologação e realizada com base em lei federal, realizada pela Secretaria da Fazenda, os testes são detalhados e bem criteriosos, o objetivo prinical e avaliar se o software não irá burlar a impressora fiscal (ECF), ao ser homologado o software terá um número de licença podendo assim atuar no mercado.

A homologação pode ser realizada nos grandes centros como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte... As empresas autorizadas para realizar a homologação seguem uma documentação desenvolvida pela Confaz, ou seja, as regras são as mesmas em todo território nacional.

Para realizar a homologação com o PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal ), o software (automação comercial) tem que está certificado com a administrada de cartão de crédito, listada no tópico anterior (Bandeiras e Administradoras de cartões de Crédito e Débito).

CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE HOUSE TEF E AUTOMAÇÃO COMERCIAL:

Certificação de Software House TEF ( VBI – Auttar – Direção – Software Express – Acesso – NTK ).

As soluções TEF(software house TEF): São certificadas pelas administradoras de cartão de crédito e débito, seguindo uma série de exigências com base na especificação de cada “bandeira”. Os testes mais rigoroso são realizados pala Cielo, que dependendo do nível de desenvolvimento do solução TEF, pode ultrapassar um número de 50 roteiros de testes.

Empresas contratadas Cielo para realização das certificações com as Soluções TEF, RSI (Rede e Sistema de Informação) e HDI Brasil.

Lembrando que o processo de certificação são realizado com as demais administradoras de cartão de crédito de débito (Redcard, Amex..) , porem a Ceilo é a empresa mais rigorosa neste aspecto.

Certificação de Automação Comercial: Neste caso existem centenas empresas dos mais variados segmentos de mercado, como por exemplo: software para varejo em geral, auto-atendimento, telemarketing catalogo, pedágio, Aura, Comercio Eletrônico, Postos de Combustíveis, etc.

A automação comercial pode certificar em dois modo de comunicação, como TEF Discado e/ou TEF Dedicado.

Certificação usando TEF Discado: Testes realizado nas empresas autorizadas Seven PDV e na Software Express.

Certificação usando TEF Dedicado: Testes realizados na empresa autorizada Certified.
Essas empresa ficam em São Paulo e para realização das certificação as automações comerciais terão que levar o software até a empresa certificadora.

A Sotech / VBI realiza o processo de certificação sem a necessidade da automação comercial se deslocar até São Paulo, neste caso a automação não terá gastos com viagem e hospedagem.

2 comentários:

  1. então a realização de homologação e certificação é pra não haver erros como burlar a impressora fiscal citado a cima?

    e essas duas empresas que você citou são unicas que fazem esse processo sem precisar da pessoa ir na empresa?

    ResponderExcluir
  2. A homologação PAF-ECF segue uma regra nacional tendo como principal objetivo "amarrar" todas as vendas na automação com a impressora fiscal, se a impressora não estiver funcionando não deve permitir vendas. Para que não haja sonegação fiscal.
    Sobre as empresas que oferece o serviço de cerificação com as bandeiras, sem a necessidade de um representante da automação comercial viajar para São Paulo, não conheço outra, ok Sotech em parceria com a VBI.

    ResponderExcluir